sexta-feira, 4 de julho de 2008

Zooommmmppppp

Na quadra morava o Dr. Bento e dona Terezinha. A novidade que eles trouxeram foi a compra do aparelho Telefunkem de televisão. O troço parecia mais uma vitrola, daquelas de tocar disco que já conheciamos. Os filhos do Dr. Bento não se fizeram de rogado, quando chegou o primeiro aparato da modernidade na quadra. Anunicaram a todo mundo.
Já temos uma televisão!
Todo mundo ficou sabendo e curioso para saber o que era uma televisão!
O Dr. Bento muito gentilmente colocou o aparelho na sua sala de visitas, virado para a porta da rua, a pedido dos filhos que queriam que os amigos vissem a tal da televisão.
Me explico! Abrindo a porta da casa, se via o tal do troço que prometia passar filmes e imagens como se via no cinema, de forma que todos o enxergassem.O Dr. Bento aguardou ainda uma semana para ligar o troço, enquanto uns caras, em cima do telhado, colocavam um esquisito amontoado de ferros e canos presos com arames, que mais pareciam um artefato militar. Era uma antena!
A grande inauguração para o pessoal da quadra foi marcada. (inauguração para a gurizada que foi convidada pelos filhos, Tatuí, Gordo e Capacete a irem assistir). No dia marcado para a vitrola televisão ser ligada, todos fomos convidados a sentar na calçada e assisitir o grande lançamento do ano "Águia Negra".
Colocamos a melhor roupa e fomos para a calçada na frente da casa. Aglomerados na porta, pelos degraus de acesso esperamos ansiosos o horário da televisão entrar no ar, com o filme prometido.
A algazarra feita, parecia aquela que se via nas matinés de cinema. Muita gritaria. gente trocando gibi (revistas em quadrinhos). Só faltava alguém estar vendendo balas "Tarzam"e chiclete ping-pong. Bem, se tinha eu não vi, pois sentado na primeira fila nem me mexia para não perder o lugar.
Chegado o horário e após o sermão do Dr. Bento, sobre silêncio e etc.etc., o aparelho foi ligado.
Nada ! Só um bando de bocós olhando um caixa com uma luz cinza acesa!
Um ruído estranho e muitas palmas, assobios e gritos.
Então uma chiadeira daquelas...
Depois chuviscos, chuviscos, linhas que corriam de baixo para cima e mais chiados e chiados.
Todo mundo batia palmas! Dona Terezinha estava emocionada e só dizia "que maravilha", que "coisa linda", o que é o progresso.
Nós nõ viámos nada de nada...
Dr. Bento suava a careca, mexendo botões e rodas que tinham na frente da tal de vitrola televisão e nada. Só barulho !
Então! Num relance mágico surgiu uma imagem composta por pontos brancos, cinzas e pretos que se mexiam! Ora para um lado. Ora para cima e para baixo. Mas a vibração foi geral, pois alguém gritou: Olha, é o Águia Negra !!! Ainda hoje eu acho que foi o Dr. Bento querenos nos seugestionar. Foi uma gritaria e um bater de palmas etrondoso.
Sinceramente, não vi nada! (Cheguei a pensar que precisava de óculos).
Mas então, finalmente veio a imagem e o som. Entre chiados, riscos e linhas horizontais que apareciam, assistimos extasiados o Águia Negra dar um soco em um cara mal encarado e s ecutar um ...
ZOOOMMMMMPPP
E a tal da vitrola desligou e ficamos todos aguardando o próximo convite para assistir televisão...

Um comentário:

Rebs disse...

Muito legal a história. Parabéns.